quinta-feira, 25 de abril de 2013
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Verdadeiros donos do Brasil
19 de abril Dia do Índio
"Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia)"
" Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural. "
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Semana de Provas
Preparem-se...
as provas chegaram !!!
Dia 15 de abril : Português
Dia 18 de abril: Matemática
Dia 19 de abril: Ciências (turma 1501)
Entrega do trabalho de História: 24 de abril (turma 1501)
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Dia Nacional do Livro Infantil
Você sabe responder em que dia comemoramos
o dia nacional do livro infantil?
Queremos saber, tia...
Nós também...
É moleza !
É fácil...
o dia nacional do livro infantil?
Queremos saber, tia...
Nós também...
É moleza !
É fácil...
Estamos curiosos...
É em abril, né , tia?
É isso aí !
Dia 18 de abril
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
domingo, 7 de abril de 2013
Material complementar para as aulas de Ciências (II)
As vacinas têm como matéria-prima algumas bactérias, suas toxinas, ou vírus, que são inativados ou atenuados o suficiente para estimular nosso sistema imunológico a produzir anticorpos específicos para certas doenças, sem desenvolvê-las. Com isso ficamos protegidos para o caso de entrarmos futuramente em contato com as bactérias ou com os vírus dos mesmos males.
As principais vacinas para cada faixa etária são as que compõem o calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e são distribuídas gratuitamente nos Postos de Saúde de todo o país, mesmo fora das datas de campanhas de vacinação.
Fique de olho
Entrem no site
www.educopedia.com.br
cliquem em entrar como visitante
cliquem 5° ano
escolham Ciências
assistam as aulas de Ciências em casa.
O material está super legal !!!
www.educopedia.com.br
cliquem em entrar como visitante
cliquem 5° ano
escolham Ciências
assistam as aulas de Ciências em casa.
O material está super legal !!!
sábado, 6 de abril de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)